DOANDO.ORG

doando.org

domingo, junho 30, 2013

Indústria terá cartilha sobre segurança no trabalho

Ainda neste ano, empresas gaúchas do setor de borracha receberão uma cartilha com orientações sobre adequação de máquinas e equipamentos para evitar acidentes e aumentar a segurança dos trabalhadores. Entre as soluções que devem estar no manual estão sinalizadores, barras de proteção, telas de proteção e cabines que serão acoplados a equipamentos usados por fabricantes de maquinário para indústrias que produzem artefatos de borracha e de pneus.
A ideia da cartilha surgiu após um diagnóstico realizado no início de 2013, por engenheiros e técnicos de segurança, em 13 empresas do setor. Foram investidos quase R$ 164 mil na ação, que integra o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas Industriais (Procompi), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No Rio Grande do Sul, a iniciativa conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado (FIERGS).
Antes de o manual ser publicado, haverá uma fase de testes das soluções para aumentar a segurança de equipamentos do setor, entre os quais estão prensas, cilindros e guilhotinas. A partir da aprovação por uma comissão formada por representantes do governo do Estado, empresários e trabalhadores é que a cartilha será publicada. A indústria gaúcha da borracha é a segunda maior do país, atrás somente de São Paulo. São mais de 200 empresas que empregam cerca de 10,5 mil trabalhadores.

PROCOMPI - O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas Industriais surgiu em 1998 com o intuito de financiar projetos que aumentam a produtividade, o faturamento e a criação de emprego nos pequenos empreendimentos. Até agora, cerca de 4,3 mil empresas foram beneficiadas pela iniciativa em todo o país.



FONTE: Portal da Indústria

Nenhum comentário:

Postar um comentário